fbpx

7 PASSOS PARA COMPRAR A SUA CASA

Comprar casa é um dos principais objectivos da grande maioria de nós. Não só porque todos temos a necessidade de um “porto seguro” para voltarmos todos os dias, mas também porque queremos que essas mesmas paredes sejam nossas, aquela percepção de aquele espaço nos pertence verdadeiramente, de forma clara e inequívoca.

Contudo, o acto de comprar casa não é apenas um acto emocional, deve também ser visto como um investimento. E, para isso, é muito importante dar os passos certos. Hoje trago-lhe os 7 passos que terá que ter em conta para comprar a sua casa!

1. TOME A DECISÃO

Embora existam muitas boas razões para comprar uma casa, a construção de património está habitualmente no topo da lista. Acreditamos que, quando bem feito, a propriedade da casa torna-se, ao longo do tempo, um investimento que estabelece as bases para uma vida de segurança financeira e pessoal.

Nesse sentido, existem dados e razões objectivos que devem orientar a sua decisão:

– Se já se encontra a pagar um renda, é muito provável que possa comprar;

– A falta da totalidade de capital próprio para dar de entrada não tem que ser um impeditivo à compra da sua primeira casa, os bancos oferecem soluções que ajudam a colmatar parte dessa ausência de capital;

– Uma aprovação de crédito de valor inferior ao que estava à espera não é, necessariamente, o fim das suas pretensões; 

– Nunca há um momento do mercado mais certo que outro, para tomar a decisão. De facto só controlamos o presente, o futuro pode ser diferente do que esperamos;

– Comprar uma casa não tem de ser complicado, existem muitos profissionais de excelência que poderão ajudá-lo ao longo do percurso.

2. ESCOLHA BEM O CONSULTOR IMOBILIÁRIO

Uma transação imobiliária envolve, habitualmente, vários passos e diferentes áreas profissionais para que tudo se possa alinhar sem sobressaltos. Assim, é da responsabilidade do seu consultor imobiliário coordenar habilmente todos os profissionais envolvidos na compra e actuar por forma a garantir que os seus interesses estão assegurados.

Nesse sentido, existem serviços essenciais que um bom consultor imobiliário especializado em compradores deve cumprir, destacamos:

– Ajudá-lo a perceber o mercado imobiliário ;

– Analisar os seus desejos e necessidades;

– Conduzi-lo para casas que atendem aos seus critérios;

– Negociar em seu nome;

– Coordenar as tarefas com todos os outros profissionais necessários;

– Verificar todos os documentos e prazos para que nada falhe;

– Resolver quaisquer problemas que possam surgir;

Antes de iniciar a procura, o seu consultor imobiliário deve saber, o máximo possível, sobre as características e comodidades que deseja ter na sua nova casa. Por forma a ajudá-lo a entender o que pretende, faça uma lista de tudo o que espera encontrar no imóvel que vai comprar.

Idade do imóvel: Prefere construções com história ou mais recentes?

Quartos: Quantos?

Casas de banho: Quantas?

Áreas de estar e de jantar: um layout tradicional e formal ou uma planta mais aberto e contemporânea?

Pé-Direito: Qual a altura?

Cozinha: Qual o tamanho? Renovada recentemente? Aberto a outras áreas de estar?

Arrumação: armários grandes, uma dispensa?

Estacionamento: parqueamento ou box? Espaço para quantos carros?

Extras: Sótão ou arrecadação? Ou outros que sejam importantes para a sua decisão.

3. OBTENHA FINANCIAMENTO

Embora a ideia de ter um imóvel em seu nome possa ser emocionante, o pensamento de assumir uma hipoteca pode ser absolutamente assustador. Muitos compradores inexperientes iniciam o processo de compra um pouco confusos com este ponto, ou então, nervoso por assumir um compromisso financeiro tão grande. As fases pelas quais terá de passar são na generalidade as seguintes:

– Recorra a uma agência de crédito para que possa fazer este trabalho por si e ajudá-lo a escolher a melhor opção.

– Faça simulações de crédito em vários Bancos e compare as propostas até encontrar a solução mais vantajosa para si;

– Negocie com o seu Banco as taxas de juro para percentagens mais vantajosas;

– Caso necessário, dê garantias ao Banco, como por exemplo a nomeação de um fiador;

– Escolha a solução mais vantajosa, formalizar o pedido de empréstimo para que seja pré-aprovado;

4. ENCONTRE A SUA CASA

À primeira vista pode parecer que encontrar a casa ideal é uma tarefa fácil e até divertida. No entanto, por vezes, não é bem assim. Se as semanas passam e não encontra o que procura, a diversão pode desaparecer rapidamente. É por isso que, quando inicia a procura de casa, tem de começar por uma avaliação cuidadosa dos valores até onde pode chegar, desejos e necessidades, tanto a curto quanto a longo prazo. É benéfico, durante este processo, perguntar-se:

– Quero que a minha casa fique perto de quê?

– De que espaço vou eu precisar, e para quê?

– O que é mais importante, localização ou espaço?

– Que importância tem para mim uma possível valorização da casa?

– É uma prioridade o tipo de vizinhança que vou ter?

– Estou realmente interessado num condomínio privado?

– Será que a construção de uma casa seria um solução viável?

– Que recursos e comodidades é que eu gostaria de ter? Quais desses são fundamentais?

Encontrar a casa certa nem sempre é o match perfeito, é um acima de tudo um processo de eliminação. Se for criterioso no processo é certo que vai encontrar a solução que mais se adequa às suas necessidades.

5. ENCONTROU A CASA? FAÇA UMA OFERTA

Enquanto procurava a casa dos seus sonhos, tudo estava no plano das suposições e podia permitir-se ser um sonhador. No entanto, agora que está a elaborar uma proposta terá de pensar como um empresário, ter a cabeça fria e deixar as emoções de parte. Quando elabora uma proposta, tem que ter em conta a realidade do mercado para que esta não seja desajustada e tenha mais hipóteses de ser aceite ou negociada. Nesse sentido, o seu consultor será fundamental para o orientar nesta decisão.

6. FECHE O NEGÓCIO

A etapa final do processo de compra da casa é a aceitação, por parte do vendedor, da proposta de aquisição que fez para o imóvel. O próximo passo deverá ser a assinatura de um contrato promessa de compra e venda, desta forma assegurará as condições do negócio, enquanto espera até que seja realizada a escritura. Alguns dias antes da escritura, confirme com seu consultor imobiliário que toda a documentação do imóvel está em ordem.

7. PROTEJA O SEU INVESTIMENTO

Ao longo da sua experiência de compra de casa, provavelmente passou muito tempo com o seu consultor imobiliário, o que fez com que criasse com ele uma relação profissional de confiança. Não há razão “para deitar fora” essa construção só porque o negócio foi fechado. De facto, mesmo depois de se mudar para a sua nova casa, o seu consultor ainda pode ajudá-lo a:

– Encontrar empreiteiros para ajudar na manutenção ou remodelação da casa;

– Acompanhar o valor de mercado atual do seu imóvel.

Obrigada por ter lido o nosso artigo, explore o nosso Blog, podemos ter outros artigos do seu interresse.

You don't have permission to register
×