fbpx

ÁREAS, TANTOS NOMES DIFERENTES!

VAMOS ENTÃO IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ÁREAS E AS SUAS DEFINIÇÕES.

Quando iniciamos a compra ou a venda de uma casa, ou simplesmente, quando analisamos plantas ou documentos de um imóvel, é muito comum depararmo-nos com diferentes terminologias. No entanto, poucas vezes sabemos o que querem exactamente dizer, ou o que as diferencia.

Primeiramente uma breve definição de área. Trata-se de um conceito matemático, traduzido por uma medição bi-dimensional, ou seja, a medida de uma superfície. Existem diferentes unidades de medida. Contudo, em Portugal, usamos o sistema métrico, pelo que a área é sempre identificada em m2.

ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO

CORRESPONDE À ÁREA TOTAL DA CONSTRUÇÃO, medida pela parte exterior das paredes e/ou meia parede comum ao vizinho, caso se trate de um apartamento ou moradia geminada. Neste caso, incluem-se as varandas, terraços, sótão, arrecadações, garagens, etc. É habitualmente o somatório da Área Bruta Privativa com a Área Bruta Dependente.

ÁREA BRUTA PRIVATIVA

É A ÁREA MEDIDA PELO PERÍMETRO EXTERIOR e eixos de paredes, ou de outros elementos separadores, do edifício ou da fração. Fazem parte da Área Bruta Privativa todas as divisões do imóvel, como quartos, sala, cozinha, casas de banho, halls, corredores, etc. Assim como varandas ou alpendres de acesso privado, caso existam.

ÁREA BRUTA DEPENDENTE

Neste caso, as áreas pertencentes a garagens, parqueamentos, sótãos e arrecadações, estão incluídos nesta categoria. Bem como as áreas para alojamento de animais, caso existam.

ÁREAS COMUNS

São as ÁREAS COMPARTILHADAS ENTRE OS MORADORES DE UM EDIFÍCIO OU CONDOMÍNIO, e correspondem a átrios e espaços de comunicação horizontal e vertical do edifício, com estatuto de parte comum. Entre elas fazem parte as escadas, elevadores, terraços de cobertura, salões, áreas de lazer, etc.

ÁREA DE IMPLANTAÇÃO

Neste caso, corresponde à ÁREA OCUPADA PELO EDIFÍCIO NA SUA LIGAÇÃO AO SOLO. É medida pelo seu perímetro exterior, incluindo anexos ou outro tipo de construções. Mas excluindo corpos balançados (varandas ou palas) e caves totalmente enterradas.

ÁREA ÚTIL

É A SOMA DAS ÁREAS LIVRES DE TODAS AS DIVISÕES (onde se incluem halls, corredores, instalações sanitárias, despensas, etc.). Retiram-se da área útil, o espaço ocupado por armários de cozinha e roupeiros. Esta área é medida pelo perímetro interior das paredes que delimitam os compartimentos.

ÁREA TERRENO LIVRE

CORRESPONDE AO TERRENO NÃO OCUPADO PELAS CONSTRUÇÕES, onde estão englobados quintais, jardins, parques, campos de jogos, piscinas e outros logradouros.

Algumas destas áreas podem ser consultadas na Caderneta Predial do seu imóvel.

You don't have permission to register
error: Content is protected !!
×