fbpx
arrendar casa a estudantes

ARRENDAR CASA A ESTUDANTES, SIM OU NÃO?

ARRENDAR A ESTUDANTES, LIVRE-SE DO MITO

Tem uma casa disponível ou vai comprar para arrendar? De certeza que já lhe surgiu a questão: “arrendar casa a estudantes, sim ou não?”

De facto existe um preconceito de que os estudantes fazem muito barulho e podem causar danos no imóvel. Por esta razão muitos proprietários descartam esta possibilidade sem ponderar as vantagens que este tipo de arrendamento pode ter.

Se o seu imóvel fica perto de uma Universidade, é muito provável que ao colocar o seu anúncio de arrendamento, receba essencialmente muitos contactos de estudantes.

Vamos dar então alguns conselhos para que possa optar por esta solução ciente das vantagens e dos riscos. Mas, e essencialmente, também com algumas ideias de como contornar alguns dos aspectos mais complexos.

VANTAGENS

Lembre-se que vai ter um rendimento mensal constante que inclusivamente pode durar o tempo de uma licenciatura.

O risco de incumprimento no pagamento das rendas, numa casa arrendada a estudantes, é muito menos já que é dividido por várias pessoas.

Por outro lado, é expectável que obtenha um rendimento superior. Pois para além de poder disponibilizar o recheio da habitação também a oferta é mais reduzida.

A fim de evitar despesas inesperadas, defina o tipo de serviços que vai incluir. Pode ter mais custos com esta decisão mas encare-a como forma de garantir que o seu imóvel e equipamentos são respeitados e cuidados (ex: limpeza semanal e tratamento de roupas de cama).

CRIE REGRAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA

Primeiramente deverá começar com o estabelecimento de limite de moradores ajuda a não tornar a casa numa “república de estudantes”. Por exemplo um apartamento de 4 assoalhadas pode gerar 3 quartos e manter a sala para convívio. O ideal será então ter 3 arrendatários.

Por outro lado deve deixar claro qual é o limite de barulho e as regras de limpeza relativas ao próprio edifício. Isto para que se evite incomodar os vizinhos e ter problemas com o condomínio.

A fim de evitar problemas, mantenha-se atento a incompatibilidades e desentendimentos entre os seus inquilinos. Assim estará a zelar pelo seu rendimento.

PREPARE O APARTAMENTO

Agora que já decidiu arrendar a estudantes, saiba que terá custos iniciais para deixar o apartamento preparado para estes inquilinos. A qualidade dos móveis e equipamentos é uma questão a considerar tendo em conta o público alvo e a utilização. A inclusão de roupa de cama e toalhas facilitará a vida de quem chega. Algumas das coisas que poderá considerar:

Cozinha Fogão, frigorífico, esquentador, máquina de lavar roupa, micro-ondas, tábua e ferro de engomar, utensílios de cozinha, toalhas e panos, faqueiro, panelas e tachos.

Quartos Cama, colchão, mesa de cabeceira, cómoda, lençóis, almofadas, edredons, tapetes, iluminação, aquecimento, roupeiro e cortinados.

Casa de banho – Toalhas de diferentes tamanhos, tapetes de banho, armário ou prateleiras, cabides e outros acessórios que possam facilitar a arrumação.

Sala de estar  Sofás, móvel para televisão, televisão, cortinados, tapetes, iluminação e mesa de apoio.

FINAL FELIZ

O fundamental é, depois de verificar as vantagens e desvantagens, criar um contrato com regras bem definidas de forma a salvaguardar os seus interesses. O seu imóvel irá proporcionar aos seus inquilinos uma habitação temporária mas é importante que os faça sentir em casa.

Arrendar um imóvel a estudantes pode ser sem dúvida um bom negócio!

Assim, se procura uma casa para esse efeito consulto os nossos imóveis em venda!

You don't have permission to register
×