EM QUE CONSISTE E PARA QUE SERVE UMA AVALIAÇÃO BANCÁRIA?
Uma Avaliação Bancária a um imóvel, é um passo obrigatório antes da aprovação de qualquer pedido de Crédito Habitação. Nesse sentido, esta avaliação, é fundamental para o Banco poder decidir qual o montante que pode emprestar. Por esta razão, sem ela, não poderá ser tomada uma decisão final, nem ser concedido o empréstimo. Assim, para que o banco possa decidir, precisa de poder determinar a relação entre a avaliação do imóvel e o montante a ser emprestado. A esta relação, entre o valor da aquisição e valor financiado, chama-se LTV (Loan to Value).
Esta avaliação é realizada por uma empresa especializada, habitualmente contratada em outsourcing, e que, de forma independente, avalia a casa e lhe atribui um valor. Para tal, é enviado ao imóvel um perito, com o objetivo de analisar o imóvel e o seu estado, fazer medições e tirar fotografias.
Os fatores que influenciam o valor da avaliação bancária, são:
– Localização;
– Área do Imóvel;
– Tipologia;
– Qualidade de Construção e acabamentos;
– Data de construção;
– Estado de conservação;
– Estacionamento, piscina, elevador, espaços verdes, entre outros.
Posteriormente, é elaborado um relatório com todas as variáveis, identificando os métodos usados no processo de avaliação e propondo um valor final de avaliação. Este relatório é entregue ao seu banco e pode ser partilhado consigo, basta para isso que o peça ao seu gestor de conta.
A partir do momento em que o Banco recebe o relatório da avaliação bancária, está em condições de determinar a aprovação, ou não, do crédito, o montante financiado e as condições associadas, como por exemplo o SPREAD.
Espero ter sido útil. Caso precise de ajuda na obtenção de crédito bancário fale comigo!