fbpx

CONFINAMENTO E ENRIQUECIMENTO PESSOAL: UMA DUPLA INESPERADA

Admita, quantas vezes, durante este tempo de confinamento, utilizou as expressões “quando isto acabar…” ou “quando voltar à normalidade…” ? Provavelmente muitas vezes. Ver o mundo por uma janela, quando antes tínhamos tudo ao nosso dispor, criou a necessidade de fazer planos em vez de os adiar.

E, se em alguns casos, esses planos tiveram mesmo de esperar, noutros, a quarentena foi apenas a alavanca que faltava para os iniciar. O confinamento e o enriquecimento pessoal afinal andam de mãos dadas.

Agora que estamos perto de, aos poucos, regressar às nossas rotinas, que planos é que tirou da gaveta e começou a pôr em prática? Será que as actividades que iniciou enquanto estava em casa vão ser levadas para a “vida real”? Ou faz parte daquele grupo de pessoas que foi deixando para amanhã o que podia ter feito hoje? Se se revê na última opção, saiba que ainda está a tempo de começar a olhar mais para o seu bem estar. Poderá iniciar a prática de alguns dos seus desejos e levá-las consigo para a vida.

Numa era em que fomos habituados a alcançar tudo com um click, onde até as deslocações pelo mundo estão cada vez mais democratizadas, chegámos a um ponto em que tudo podia ser deixado para Amanhã devido à rapidez com que o Hoje se desenrolava, inclusivamente os nossos planos e paixões mais pessoais.

Praticamente de um dia para o outro, o planeta foi obrigado a abrandar de uma forma drástica. E o que tomávamos como dado adquirido sem grande relevância, como a livre circulação ou os contactos quotidianos com outras pessoas, foi posto em perspectiva.

E AGORA?!

Existem teorias para todos os gostos: alguns afirmam que nada será igual, outros acreditam que, de forma gradual, tudo voltará ao ao que era antes. Acredito que a mudança passará, sobretudo, por cada um de nós. Passará pela forma como este evento alterou o nosso entendimento sobre o dia à dia e sobre nós mesmos.

Fomos obrigados a ver o mundo por uma janela, fosse ela a de casa ou a de um ecrã. Isso fez com que começássemos a pensar em tudo o que sempre quisemos fazer mas que, repetidamente, foi colocado em segundo plano. Claro está que projectos como uma viagem terão necessariamente que esperar, mas porque é que há-de adiar todos aqueles que passam sobretudo pelo seu desenvolvimento pessoal e o tornarão uma melhor versão de si mesmo? 

Felizmente os primeiros indicadores da evolução da Pandemia começam a ser positivos. Mas como será a nossa vida a partir de agora?

CULTIVE-SE 

mulher aprendendo usando audiobook
Aprender sobre o que nos apaixona.

Se sempre quis saber mais sobre um determinado tema esta é a melhor altura para o fazer,  faça da tecnologia um aliado e aprenda mais sobre o que o apaixona.

Hoje em dia existem vários formatos em que a informação é disponibilizada, seja em texto, em vídeo ou áudio. De certo encontrará a forma mais adequada e interessante para que possa aprender. Existem cursos para todos os gostos, basta procurar pelo tema!

Tem também a possibilidade de visitar virtualmente alguns museus, nacionais e não só, de forma gratuita. Sabemos que não será o mesmo mas pelo menos ficará com o “bichinho” para os visitar presencialmente no futuro.

FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO 

O tema mais abordado na lista de resoluções de Ano Novo de boa parte de nós e que, todos os anos, salvo honrosas excepções, é remetido para o próximo.

É um hábito importante que deve adquirir principalmente nesta fase. Pois neste momento existe uma maior predisposição ao sedentarismo. Se não sabe como começar, existem aulas de várias modalidades, que vão desde o Yoga ao HIT, online e gratuitas. É só escolher a que melhor se adapta a si e aos seus gostos, calçar os ténis e começar ao seu ritmo!

confinamento e enriquecimento pessoal
O exercício físico traz tranquilidade

APOSTE NA MEDITAÇÃO 

meditação e desenvolvimento pessoal
A meditação é um aliado na diminuição do stress.

Actualmente está muito em voga e não é para menos! A meditação é um exercício que no início pode gerar alguma estranheza. No entanto, é um forte aliado na diminuição do stress e da ansiedade, ajudando-o na busca do equilíbrio que tantas vezes não é fácil de manter.

Se já alguma vez pensou que seria benéfico para o seu enriquecimento pessoal dedicar algum tempo à meditação, aproveite agora!

Existem aplicações e plataformas que o podem auxiliar e, devido à sua grande adaptabilidade, poderá fazer parte do seu quotidiano agora e no futuro. E já que vamos ficar em casa, aproveite e invista no seu enriquecimento pessoal.

VOLTE A LER 

Não por obrigação, mas por prazer! Os mundos que a leitura nos traz são infinitos e os benefícios para a saúde mais que comprovados! Ler, é um hábito que muitas vezes se perde nos afazeres do quotidiano. Contudo, é bastante saudável e faz-nos bem, não só à mente mas também à alma. Sabe aquele livro que tem na cabeceira há mais de 6 meses? Dedique-lhe nem que sejam 10 minutos do seu dia.

Esta será uma forma de visitar novas realidades e abstrair-se de tudo o que está à sua volta, o que lhe trará uma sensação de bem estar. Quando voltar à azáfama, este hábito será como um refúgio às preocupações do dia a dia.

confinamento e enriquecimento pessoal
Ler sozinho ou acompanhado, sempre por prazer.

APRENDA UMA LÍNGUA 

Quantas vezes ao longo dos anos pensou em melhorar ou aprender uma nova língua?

Numa primeira fase pode não querer nenhum compromisso ou formalidade, por isso, poderá começar com aulas e exercícios gratuitos, estes encontram-se disponíveis em aplicações e/ou plataformas online.

Se por outro lado o seu desejo sempre foi inscrever-se numa escola especializada para ter mais acompanhamento, nesse caso saiba que a maioria das escolas de línguas está a disponibilizar aulas e conteúdos online para que possa, de uma vez por todas, começar a estudar aquele idioma que sempre quis. Esta não só é a oportunidade perfeita para potenciar o seu enriquecimento pessoal como também lhe poderá abrir novas portas profissionais no futuro.

Caso esteja interessado em iniciar um curso online deixo-lhe aqui o link de uma conceituada escola de línguas.

Encontramo-nos num momento de iminente mudança, mas se todos trabalharmos para que essa mudança comece com a nossa melhor versão, investindo este tempo de maior isolamento no nosso enriquecimento pessoal, tudo será mais fácil.

Espero que este artigo sobre o enriquecimento pessoal em confinamento, seja um “desbloqueador” para todos os planos que tem e são constantemente adiados. Comece com pequenos gestos, com pequenas mudanças e leve-os consigo para onde quer que vá.

Verá que quando tudo passar, e a vida voltar ao normal, o melhor que retirará desta experiência será, sem sombra de dúvidas, tudo o que fez para incrementar o seu desenvolvimento pessoal.

Fique um pouco mais, navegue pelo nosso site e conheça-nos melhor. Quem sabe um dia não precisa da nossa ajuda para comprar ou vender uma casa!

Publicar um Comentário

You don't have permission to register
× Posso ajudar?