fbpx
vender casa durante a pandemia

DEVO VENDER CASA DURANTE A PANDEMIA?

Devo vender casa durante a pandemia? Decidir vender a sua casa é sempre uma grande decisão, mas decidir vender casa durante a pandemia pode ser ainda mais difícil. Neste cenário, várias questões como saúde e segurança, bem como o aproximar de uma possível crise económica, devem ser colocadas em cima das típicas condições que habitualmente nos ajudam a decidir vender um imóvel.

Se está com dúvidas quanto à venda da sua casa durante a pandemia, veja o que deve ter em mente para clarificar o seu processo de decisão.

É POSSÍVEL VENDER CASA DURANTE A PANDEMIA?

Sim, é possível vender a sua casa durante a pandemia, e muitos proprietários estão a fazer exatamente isso. Por outro lado, os dados mostram que os portugueses definitivamente continuam a comprar casa. De uma forma geral, o stock de imóveis em venda baixou o que ajuda a que os valores de venda se venham mantendo relativamente estáveis.

Ainda assim, esse ritmo de atividade não significa que tudo está como antes de 2020. O processo de compra e venda de uma casa está alterado pelas condições atuais. Todo o processo está mais demorado, começando pela decisão dos compradores, que se revelam mais ponderados e conservadores, até à resposta dos bancos aos pedidos de financiamento.

PRÓS E CONTRA DE VENDER CASA DURANTE A PANDEMIA

As transações imobiliárias podem parecer diferentes durante a pandemia, mas isso não significa que vender esteja fora de questão. Apesar de tudo, há vantagens definitivas em vender sua casa neste momento, a mais importante, como já referido, é que os preços ainda se apresentam estáveis.

Por outro lado, há também as taxas de juro no crédito à habitação e os spreads praticados, ambos, em simultâneo, historicamente baixos. Traduzindo-se num pagamento mais acessível da prestação na compra de casa, facto que mantém no mercado muitos compradores com condições de acesso a crédito com taxas de esforço aceitáveis.

Por outro lado, existem partes da transação que podem ser atrasadas, como a resposta dos bancos a pedidos de financiamento, marcação de avaliações e até a disponibilidade de notários ou serviços de finanças que atualmente se apresentam mais condicionadas.

PRÓS

– As taxas de juro são das mais baixas de sempre.

– Os preços das casas ainda apresentam alguma estabilidade.

– Os compradores que estão no mercado são seguramente sérios e precisam mesmo de comprar.

CONTRAS

– Pode haver riscos potenciais à saúde a serem considerados.

– Pode demorar mais para vender, principalmente se decidir colocar o seu imóvel fora do preço de mercado.

– Alguns recursos de marketing presencial estão comprometidos, pelo que têm de ser substituídos por recursos digitais.

DEVEREI ESPERAR QUE A PANDEMIA PASSE PARA COLOCAR A MINHA CASA EM VENDA?

A espera pode trazer alguns benefícios. Primeiramente, pode significar menos riscos de saúde e um ambiente mais seguro. Por outro lado, atrasar a venda também lhe pode dar tempo para melhorar a sua propriedade. Alguns arranjos que precise ou uma reorganização da casa para ser mostrada a compradores, aumentando potencialmente o seu valor no mercado.

A maior desvantagem de esperar é que pode realmente perder o último momento antes da descida generalizada dos preços. É com certeza melhor vender no início de uma crise económica do que a meio. Não tomar essa decisão agora poderá condicionar a sua vida nos próximos anos.

Historicamente, durante e após uma recessão, são necessários vários anos para que os preços atinjam os valores antes da crise. Portanto, é recomendável estabelecer um preço realista e vendê-la no início de uma crise económica ou de um evento histórico sem precedentes, como este que vivemos. Optar por esperar para vender pode fazer com que vá, com certeza, obter um valor de venda mais baixo no futuro próximo.

E lembre-se: apesar de não serem esses os indicadores que temos, as taxas de juro podem aumentar. Isso irá desencorajar os compradores de entrar no mercado mais tarde.

OUTROS FACTORES A CONSIDERAR ANTES DE VENDER

Antes de vender sua casa durante a pandemia, deve levar em consideração alguns fatores. Primeiramente a sua saúde e a de seus entes queridos. Se pertencer, ou alguém em sua casa, a uma categoria de alto risco, uma venda que envolva o contato com compradores pode não ser aconselhável. Certifique-se falando com seu médico, se for este o caso.

Seguidamente também deve considerar o seu estado atual a nível de trabalho, pelo menos se após vender a sua casa também fique comprador de uma casa nova. Se prevê que o seu vencimento venha a ser reduzido ou exista risco de perder o emprego, isto pode atrasar ou comprometer significativamente sua capacidade de obter financiamento bancário no futuro.

PREPARE-SE PARA VENDER A SUA CASA

Com a clara diminuição das visitas presenciais durante a pandemia, os compradores vão querer ver mais e melhores fotos, vídeos e outros ativos visuais on-line.

Fornecer um tour virtual e outros ativos digitais de qualidade são determinantes para selecionar a sua casa para visitas. Fique a saber os recursos que tem disponíveis aqui.

Por outro lado, e para obter uma venda mais lucrativa agora, os vendedores devem, a par de colocar a casa em venda pelo preço de real mercado, otimizar o espaço por forma a tirar o máximo partido das fotos e vídeos. Lembre-se estamos numa guerra de preços, durante um concurso de beleza.

Recorrer a um consultor imobiliário competente e de confiança, que o possa assessorar e aconselhar neste processo, é uma ideia inteligente. No final irá sempre representar mais dinheiro para si no final da transação. Mesmo que a comissão lhe pareça elevada, lembre-se que um comprador, sabendo que está a comprar diretamente, quererá esse desconto para o seu lado. No final, para além de todo o trabalho que teve, e como todos os riscos associados, se quiser vender, terá de oferecer o valor da comissão ao comprador.

Concluindo, não há resposta absolutamente certa ou errada quando se trata de vender uma casa durante a pandemia. Considere sua saúde, as suas prioridades como vendedor, as suas perspectivas financeiras durante tempos de incerteza económica e os riscos e recompensas gerais de prosseguir com a venda de sua casa.

Se ainda não tiver certeza de qual caminho seguir, fale comigo ou com alguém da sua confiança. Informação é a chave para tomar a melhor decisão para si. Por outro lado, se já tomou a decisão de avançar e procura um consultor imobiliário de confiança, fique a saber o que posso fazer por si.

You don't have permission to register
×