DICAS PARA ESCOLHER A MESA DE JANTAR
Na sabedoria popular diz-se que as melhores memórias criam-se à mesa, e não é para menos! O estilo e ambiente desta divisão que, por excelência, costuma ser a mais versátil e utilizada da casa, deriva da escolha desta peça. Seja para combinar ou a contrastar, o ponto de partida é sempre o mesmo – a mesa. Esta é portanto, uma escolha que deve ser bem estudada antes de partir para a compra. Aqui ficam 6 dicas para escolher a sua mesa de jantar!
Actualmente, na maiorias das habitações, encontrarmos uma única divisão destinada a integrar mais do que um ambiente, estando habitualmente a sala de estar e de jantar juntas. Assim, a mesa de jantar deve aliar a sua funcionalidade ao seu papel decorativo. Para tal deverá estar em harmonia com o resto dos restantes objectos que decoram a divisão.
Para evitar uma escolha desastrosa que pode ter implicações com a funcionalidade do espaço que tem disponível, deixo-lhe aqui 6 dicas importantes para não se arrepender depois da compra:
ATENÇÃO AO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO
Primeiramente: de nada adianta escolher uma mesa enorme se só tem 3 metros quadrados de área disponível! Além de precisar de espaço livre para a movimentação das cadeiras, a mesa também não pode dificultar a circulação das pessoas. Ter de se encolher para passar de um ambiente para outro é desconfortável e nada elegante. Assim, o ideal é que haja uma distância de aproximadamente 1 metro entre a mesa e a parede ou outro móvel e, no mínimo, 70 cm para circulação.
ENQUADRAMENTO
Hoje em dia algumas casas já têm os dois ambientes de sala integrados, zona de estar e zona de refeições, o que normalmente facilita a tarefa na hora de escolher a mesa de jantar certa. Mas se não é esse o seu caso, terá de decidir onde é que esta peça de mobiliário será colocada. Poderá posicioná-la a um canto, no centro do ambiente ou até mesmo encostada à parede, isso dependerá muito do layout da sua sala. O que aconselhamos, se a escolha não for óbvia, é que simule várias posições e tamanhos de mesa. Assim, e para esse efeito, poderá utilizar objetos e colocá-los no chão para simular a circulação de forma a tomar a decisão mais acertada.
QUADRADA OU REDONDA
Este é talvez o ponto, nas nossas dicas para escolher a mesa de jantar certa, mais subjectivo, uma vez que recai sobre a sua preferência pessoal. No entanto, algumas ideias para o ajudar: a mesa redonda transmite mais informalidade e contemporaneidade, enquanto a quadrada imprime mais sobriedade e elegância ao ambiente. As mesas redondas ou ovais são boas opções já que privilegiam o espaço, dando mais circulação nas laterais. As quadradas e retangulares são mais indicadas para famílias maiores. Se o espaço for pequeno, uma mesa redonda será bem menos “intrusiva” pela ausência de ângulos rectos.
O MATERIAL
Poderá seguir a mesma linha de acabamento do resto da sala ou de alguma peça em concreto. Se assim não for, assumir um contraste é sempre uma opção e cria definitivamente mais dinâmica visual no ambiente. O uso de cor no mobiliário está muito em voga. Arranjar uma mesa antiga e pintá-la de uma cor forte, por exemplo, pode animar muito um ambiente e torná-lo bastante descontraído. Os tampos em vidro são ideais para espaços limitados, uma vez que conferem mais leveza e amplitude ao espaço.
QUANTOS LUGARES?
A mesa de jantar nunca deve ser pensada exclusivamente para quem mora na casa ou no apartamento. Pensando num casal ou num apartamento de solteiro, uma mesa de quatro lugares já supre as necessidades. Já uma família de 4 pessoas exige pelo menos uma mesa de seis lugares. No entanto, nunca sobre dimensione uma mesa a pensar naquele jantar que só se realiza uma vez por ano, pois pode sempre optar por um jantar volante. Se receber mais pessoas em casa do que as necessidades cotidianas, opte por uma mesa extensível por forma a não comprometer a funcionalidade no dia à dia.
E AS CADEIRAS?
Tenha em mente que cadeiras sem braços são as melhores opções para quem não tem espaço para desperdiçar, já que os braços limitam o movimento das pessoas. Contudo, se gostar muito de cadeiras com braços, opte por colocar apenas duas nos topos da mesa e as restantes sem braços. A ideia de que as cadeiras e mesa precisam ser da mesma cor ou do mesmo material está totalmente ultrapassada, não fique preso a isso! O contraste de materiais e cor são enriquecedores em qualquer ambiente, a menos que tenha um espaço pequeno. Se aprecia ambientes descontraídos opte por usar cadeiras de cor, estilos ou materiais diferentes, o que vale é a criatividade!
E que tal, as nossas dicas para escolher a mesa de jantar certa ajudaram de alguma forma?
Caso se encontre em busca da sala perfeita para aquela mesa de sonho que tem em mente contacte-nos, temos a certeza que podemos ajudar!
Obrigada por nos ter feito companhia. Procure outros temas do seu interesse no nosso Blog ou conheça-nos melhor navegando no nosso site!