fbpx
Dicas para criar um espaço de estudo

DICAS PARA O ESPAÇO DE ESTUDO PERFEITO

No artigo de hoje partilho consigo 9 dicas para criar o espaço de estudo perfeito e, consequentemente, obter melhores resultados!

Estudar requer a utilização de muitas das nossas capacidades e, por isso, não conseguimos fazê-lo em qualquer sítio. Geralmente temos um espaço preferido onde sabemos que a nossa mente estará tranquila e focada, aberta às aprendizagens necessárias.

Para tal, e porque esta altura começa a exigir que fiquemos mais tempo em casa, este é claramente um tema relevante. Quer esteja a fazê-lo para si ou para os seus filhos, estamos aqui para ajudar. Siga as nossas sugestões e crie um espaço de estudo perfeito.

ESCOLHA UM LOCAL TRANQUILO

Se definir um espaço próprio apenas para estudar, com o tempo o seu cérebro associará com mais facilidade o espaço à actividade. Desta forma, poderá iniciar o seu estudo mais rapidamente, com mais foco e mais resultados. Para isso, escolha uma zona acessível, tranquila e onde goste de estar, e assim eliminar possíveis distracções e stress.

FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS PARA ESTAR CONFORTÁVEL

Nestas dicas para um espaço de estudo perfeito, esta é claramente prioritária. É importante compreender que este é um espaço de trabalho, pelo que deve estar confortável, mas não ao ponto de sentir desmotivado e mole. Para isso, escolha uma secretária cuja altura fique entre a sua cintura e caixa torácica.

Já na altura de escolher a cadeira, opte por uma peça simples e ergonómica, com um bom suporte para as costas. Assim poderá reduzir a rigidez muscular e eventuais dores causadas por se encontrar na mesma posição por um longo tempo.

ATENÇÃO À ILUMINAÇÃO

Escolher um espaço perto de uma fonte de luz natural é a melhor opção. Esta traz conforto e vitalidade enquanto estiver focado nas suas tarefas. Se apenas for possível iluminação artificial, tenha atenção à escolha da cor da lâmpada, intensidade e posição.

Lembre-se, utilize um candeeiro de secretária para uma iluminação mais próxima e um candeeiro de tecto para iluminar a restante divisão. Não coloque um foco de luz perto da sua linha de visão, pois além de distrair, pode causar desconforto ocular.

PROCURE TER A TEMPERATURA AMBIENTE IDEAL

Tente, sempre que possível, ajustar a temperatura da divisão onde se encontra a sua área de estudo. Pesquisas cientificas sugerem que estar num local muito frio ou muito quente causa distração, desconforto, ansiedade e um aumento inconsciente do número de erros feitos durante a realização de tarefas escolares. A doutrina divide-se, mas de forma geral um ambiente entre os 19ºC e os 21ºC será o ideal.

MANTENHA O ESPAÇO DE TRABALHO LIVRE E ORGANIZADO

É importante que o espaço de estudo se encontre regularmente organizado, de acordo com os seus padrões, e sem elementos que o distraiam. Afaste do seu espaço de trabalho objectos como o seu telemóvel, jogos, livros não escolares, entre outros, para que se possa focar a 100%!

TENHA TUDO O QUE PRECISA À MÃO

Não ter tudo o que precisa será um factor de distracção. Tenha perto de si os manuais de estudo, cadernos, o seu computador – apenas se necessário – bem como o carregador do mesmo, material de escrita, entre outros. Tenha também uma garrafa de água, ou outra bebida da sua preferência, e um snack para que assim não tenha de se deslocar a outra divisão, interrompendo o ciclo de estudo.

DECORE E PERSONALIZE

Pense, este espaço é seu e como tal deve fazê-lo sentir-se inspirado e confortável. Decore-o, mas não em demasia, com elementos da sua preferência para que esteja rodeado de estímulos positivos. Quadros com frases inspiradoras ou passagens dos seus livros favoritos podem ser uma boa opção. Assim como fotografias com a família e amigos que o façam sentir bem. É importante o equilíbrio entre objectos que o motivam e que o façam relaxar.

COMPRE UMA PLANTA

As plantas têm vários benefícios, entre eles a filtragem de toxinas existentes. Tenha uma planta perto do seu espaço de estudo para melhorar a qualidade do ar e o tornar ainda mais sereno. Desta forma, ajudará também a melhorar o foco e a atenção.

MÚSICA AMBIENTE POTENCIA A CONCENTRAÇÃO

Para conseguir este efeito evite as músicas que tão bem conhece e que o fazem cantar, opte por uma música ambiente mais calma. Por exemplo, clássica ou apenas os sons da natureza. É certo que desta forma ficará simultaneamente mais concentrado e relaxado. Pode usar o Spotify onde encontrará playlists que combinam de forma perfeita ou, simplesmente, procure no youtube, tem muitas opções como por exemplo esta.

Espero que as nossas dicas para o espaço de estudo perfeito o ajudem a alcançar os seus objectivos!

No entanto, não se esqueça que existe tempo para estudar e tempo para se divertir. Encontre o equilíbrio entre os dois e trace o seu caminho!

Obrigada pela leitura deste artigo. Podemos ter mais do seu interesse, explore o nosso Blog ou conheça-nos melhor aqui!

You don't have permission to register
×