fbpx
Casal procura casas baratas

COMO ENCONTRAR CASAS BARATAS

Uma das frases que mais ouço quando recebo um contacto de um comprador é: não me arranja um bom negócio? Apesar de compreensível e legítima, um comprador não entende como esta pergunta é difícil numa altura em que o mercado cresceu de forma absurda e são raros os proprietários que não tiram partido dessa condição. Para ajudá-lo na sua procura, hoje, deixo-lhe algumas dicas de como encontrar casas baratas.

Se há coisa a que estou habituada nesta actividade, é a compradores que não abdicam de comprar, desde que a um bom preço. Compreendo a sua posição, contudo, essa é uma exigência cada vez mais difícil de atingir devido ao crescimento e aceleração do mercado imobiliário, e consequente subida dos preços dos imóveis, que se tem verificado nos últimos tempos. Existem, no entanto, algumas estratégias que podem ser adoptadas por todos aqueles que procuram a casa dos seus sonhos, mas não querem ultrapassar o orçamento estipulado e, quem sabe, até poupar. Para encontrar casas mais baratas considere os seguintes pontos:

JÁ CONSIDEROU ZONAS MAIS PERIFÉRICAS: NÃO? MAS DEVIA.

Concentre a sua procura na periferia. Na grande maioria das vezes, se procurar casa nestas zonas, não ficará longe do centro da cidade e terá acesso a uma vasta rede de transportes públicos e acessos. Por outro lado, a probabilidade de encontrar um negócio mais vantajoso, tanto a nível financeiro como da tipologia do imóvel, será maior do que no caso de limitar a sua procura ao centro da cidade, onde os imóveis se encontram mais inflacionados. Abranja a periferia à sua pesquisa e com certeza que irá encontrar casas mais baratas e, muitas vezes, mais vantajosas na relação qualidade-preço.

JÁ PENSOU EM REMODELAR? 

Esta opção é muitas vezes posta de parte mesmo antes de ser avaliada nos seus custos e benefícios. Com certeza que já se imaginou numa casa feita à sua medida e, essa imagem, muitas vezes condiciona e prolonga a escolha da sua casa ideal. Pois bem, comprar um imóvel que precisa de obras pode ser uma solução para quem quer encontrar casas baratas. Como assim?!

O custo do imóvel será sempre mais baixo de que um que esteja pronto a habitar e, com o valor que lhe sobrar, pode  fazer as remodelações que achar necessárias inteiramente de acordo com o seu gosto!

ELEVADOR, PARA QUE TE QUERO?!

Se a sua busca não contempla obrigatoriamente um elevador, então esqueça-o! Num prédio que disponha deste equipamento, as casas mais baratas serão os rés do chão e os primeiros andares. Já num prédio que apenas tenha escadas, por uma questão de mobilidade, a lógica inverte-se. Pense bem, se prefere ter a sua casa numa posição mais térrea ou se não tem problema em enfrentar uns quantos degraus!

VISTAS E TERRAÇOS: ESQUEÇA O ASSUNTO

Na sua procura por casas mais baratas, foque-se, em primeiro lugar, no espaço e só depois na vista. Caso contrário pode estar a perder um bom negócio por causa de um pormenor secundário. Uma casa que disponha de uma vista mar ou simplesmente de um terraço, será sempre mais cara do que uma que não tenha essas características.

Dê prioridade a outras características mais proeminentes e funcionais nas suas necessidades como por exemplo as áreas ou os equipamentos que o imóvel dispõe.

GARAGEM? POSSO ESTACIONAR À PORTA! 

Querer lugar de garagem e encontrar casas baratas são dois temas que não combinam. Ter lugar ao final do dia para estacionar o carro, às vezes pode fazer com que dê em louco e, nesse caso, a garagem é uma mais valia. Se por outro lado o local que escolheu para procurar casa tem boas áreas de parqueamento, então opte por um imóvel sem garagem. Esta será um luxo desnecessário que só fará aumentar o preço de venda.

DE LOJA A HABITAÇÃO 

Antes de mais é importante ressalvar que a aquisição de uma loja, que tem como objectivo inicial o comércio e não dispõe de licença de habitação – que não é obrigatória –  pode sair de facto mais em conta e tornar-se num bom negócio. No entanto, não dispõem da mesma qualidade de acabamentos que um apartamento. Este será um trade-off que terá de assumir na sua procura por uma casa mais barata. Esta é, para além disso, uma tendência que se verifica cada vez mais e pode ser uma boa opção com as remodelações correctas para proporcionar o devido conforto de uma casa.

IMÓVEIS DA BANCA

Actualmente dispõem de um portfólio mais reduzido em comparação com a época de crise que o país atravessou. Contudo, encontrará bons negócios entre as casas penhoradas que são vendidas pelo banco abaixo do preço de mercado. A juntar a isto, ainda terá a vantagem de encontrar benefícios de crédito junto do banco que lhe está a vender o imóvel, nomeadamente a descida do spread e das despesas.

Se já se encontra à procura de casa, então espero que este artigo o ajude a otimizar a procura para que encontre o seu lar o mais brevemente possível.

Se ainda assim não sabe como começar para encontrar casas mais baratas, contacte-nos! Teremos todo o gosto em ajuda-lo a encontrar o seu lugar certo!

Obrigada pela leitura do nosso artigo, Fique por mais 2 ou 3 minutos e explores outros artigos do nosso Blog dentro do mesmo tema.

You don't have permission to register
×