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Homem a vender a casa em videoconferência

IMOBILIÁRIO DIGITAL: COMO VENDER A SUA CASA

Tempo de leitura inferior a 4min.

De forma a adaptar-se às actuais exigências e às que nos esperam nos próximos meses, o sector imobiliário, assim como muitos outros, teve que se reinventar. Para isso, as ferramentas que antes eram apenas usadas de forma esporádica, passaram para primeiro plano. Falamos de como vender a sua casa na era do Imobiliário Digital!

Com um pouco de criatividade e em colaboração com os clientes, os consultores imobiliários podem continuar a oferecer um serviço de qualidade, tal como o mercado espera de nós.

A primeira grande mudança prende-se com o meio, através do qual, passámos a reunir com os clientes: a video conferência. Está em todo o lado, até nos telejornais! É provavelmente a ferramenta mais utilizada no momento e uma das mais úteis.

Para limitar os contactos pessoais passámos a usar esta tecnologia para a realização de quase todas as reuniões. Desde a primeira apresentação da casa, às reuniões de acompanhamento.

As primeiras reuniões servem, para além de conhecer o cliente, conhecer o espaço. Assim, com a ajuda de um dispositivo móvel, conseguimos que o cliente nos conduza pela casa. E, tal como presencialmente, podemos voltar atrás, fixar-nos em algum detalhe, ou esclarecer de imeadiato qualquer questão.

Adicionalmente, os consultores imobiliários, já devem ter preparada uma apresentação digital dos seus serviços, pronta a ser partilhada a qualquer momento numa video conferência via ZOOM ou o SKYPE, por exemplo.

O DIGITAL NA DIVULGAÇÃO DOS IMÓVEIS

Por outro lado, também a divulgação dos imóveis e a sua apresentação mudou. Era um movimento já esperado e alguns consultores já incorporavam estes “novos” canais e meios de promoção. No entanto, estas circunstâncias vieram forçar essa viragem de uma forma transversal.

Elencamos as ferramentas que entraram no léxico desta actividade e mais à frente descrevemos cada uma em detalhe:

  • Video Promocional
  • Open House Virtual
  • Visita Virtual
  • Tour 360
  • 3D Interior
  • 3D Virtual Tour 360
  • Planta 3D
  • Planta Humanizada

Estes meios, que eram usados de forma mais esporádica, tentam agora colmatar a falta de proximidade que se observa. Contribuindo desta forma para que o sector continue vivo, mesmo que numa velocidade um pouco mais lenta.

Assim e para que fique a par, trago-lhe os termos que passará a ouvir recorrentemente, e as suas definições, sempre que estiver a vender ou a comprar casa. Espero, desta forma, conseguir  trazê-lo para esta nova abordagem do Imobiliário Digital e familiarizar-se com a presente realidade.

VÍDEO PROMOCIONAL

O Vídeo Promocional é há muito tempo um recurso utilizado na promoção de imóveis, mas infelizmente ainda pouco explorado pela maioria dos consultores. Nós, desde 2015 que temos um canal youtube onde colocamos grande parte dos videos dos imóveis que promovemos. Cedo percebemos que esta é uma poderosa ferramenta de divulgação. No entanto o sector despertar agora, forçado, para essa realidade.

Por isso, nos próximos tempos, tudo irá mudar, e o vídeo passará a ser utilizado por todos os consultores que estejam realmente focados em promover e destacar o seu imóvel dos demais. Este formato vai de encontro às actuais tendências, que destacam os audiovisuais como meio de comunicação privilegiado e que deverá passar a fazer parte da rotina do Imobiliário Digital.

OPEN-HOUSE VIRTUAL 

Outro recurso à nossa disposição é o Open House Virtual. Usando a câmara de um simples telemóvel, o consultor imobiliário fará um visita guiada, descrevendo o espaço e conduzindo o espectador (e potencial comprador) pelo imóvel destacando pormenores relevantes, pontos fortes e menos fortes do espaço.

Este tipo de video pode ser emitido em directo, nas redes sociais, e/ou ficar pré-gravado para apresentação sempre que solicitado. Pode posteriormente voltar a ser emitido sempre que se pretender, usando uma “party” nas mesmas plataformas ou partilhando o mesmo com outros potenciais compradores.

VISITA VIRTUAL

Como o próprio nome indica é uma visita através de um dispositivo digital. Funciona como uma visita “normal”, pré-agendada, em que o consultor está fisicamente no imóvel e, através de uma video conferência, fará uma visita guiada aos compradores do outro “lado”.

Diferencia-se do Open-House Virtual pelo facto de estar a ser feita apenas com um cliente(s) e é direcionada para as suas necessidades e questões em concreto. Adicionalmente, traz o conforto de poder ser realizada por parte dos compradores em qualquer lugar, longe ou perto.

Imobiliário Digital uma visita virtual
Um visita virtual em qualquer lado!

TOUR 360 

Esta ferramenta também não é nova. No entanto, antes desta fase, era ainda menos utilizada que o video promocional. Para já, pode colmatar a impossibilidade de fazer visitas físicas ao imóvel.

Alojado numa plataforma digital própria para o efeito, é possível ter uma visão 360 que lhe mostra o espaço real em jeito de “street view” como no Google Maps. Através da utilização de setas de navegação poderá ter acesso a todas as vistas do interior casa.

Do mesmo modo, este recurso permite que o cliente comprador navegue pelo imóvel ao seu ritmo sem estar dependente de terceiros. Pode fazê-lo a qualquer momento e sempre que sentir necessidade. Isto é claramente uma vantagem em comparação às visitas e open-houses virtuais que, apesar de poderem ser inter activas, o controlo não é totalmente do comprador.

3D INTERIOR E 3D VIRTUAL TOUR 360

Este serviço é usado em casas que precisam de uma remodelação onde implique uma reconfiguração do espaços interiores. Criamos um espaço totalmente novo a partir de uma criação 3D. Depois de “construído”, e usando a simulação de uma câmera que navega pelo espaço, retiram-se as vistas mais interessantes tal como numa fotografia. Tem a vantagem de permitir criar comparativos entre o espaço real e o espaço depois de remodelado.

O 3D Virtual Tour 360 é em tudo semelhante ao Tour 360, com a diferença de que aqui, estamos a falar da visualização de uma simulação da realidade e não do existente no imóvel. Proporciona uma experiência inovadora na arte da comunicação imobiliária, pois permite uma aproximação à realidade de um espaço que ainda não existe. Assim, tal como o Tour 360, também é alojado numa plataforma digital que disponibiza a navegação, podendo ser consultada sempre que o comprador assim o entender.

PLANTA 3D

Esta é mais uma das possibilidades que poderão ser utilizadas neste novo conceito de imobiliário digital. É feita uma planta “perspectivada” simulando a altura das paredes, podendo ser depois “mobilada, equipada e decorada”. Esta possui algumas vantagens relativamente à planta comum, pois percebe-se melhor a relação das janelas e das portas com o espaço. Seja como for, é acima de tudo uma grande ajuda para quem tem mais dificuldade na “leitura” de plantas.

Imobiliário Digital planta 3d
Exemplo de Plantas 3D

PLANTAS HUMANIZADAS 

Embora já sejam usadas com alguma frequência, este é sem dúvida mais um recurso disponível e que permite uma leitura mais completa do imóvel no momento em que está a ser visualizado pelo comprador.

A planta humanizada caracteriza-se por juntar, à planta comum da casa, elementos como mobiliário e objectos decorativos. Desta forma, e não sendo uma simulação 3D, o uso de cores e texturas faz realçar as possibilidades de organização espacial.

Assim, tal como noutros recursos, o objectivo da utilização de plantas humanizadas é ajudar a que o comprador compreenda com clarezao imóvel.

VIRTUAL STAGING 

É um dos menos falados e provavelmente o que terá mais utilização no futuro do imobiliário digital, não necessariamente por causa da pandemia, mas porque as suas possibilidades são infinitas. O que num mercado tão competitivo como o que se avizinha fará toda a diferença.

Diferencia-se das imagens totalmente 3D porque são feitas a partir de fotografias reais do espaço.

Como é feito? A partir de fotografias reais do espaço, a decoração é totalmente feita com peças digitais realistas. Assim, a casa será muito mais apelativa visualmente e despertará mais interesse a possíveis compradores.

Imobiliário Digital Virtual Staging
Exemplo de Virtual Staging

Por outro lado este recurso apresenta também uma vantagens nas casas muito cheias ou com decoração desactualizada. Pois é possível “retirar” o mobiliário e decoração existentes e “substituir” por outra mais contemporânea e leve.

Em suma, apesar de todas estas ferramentes existirem e estarem disponíveis, não são necessariamente usadas em todos os imóveis. Um bom consultor imobiliário saberá aconselhar quais as que melhor se adequam a cada caso.

Assim, se está a pensar vender a sua casa não descure a abordagem destes temas com o seu consultor imobiliário. Será determinante que o mesmo tenha capacidade de os integrar no seu plano de marketing. Pois longe vai o tempo dos flyers e das simples fotografias profissionais.

Se está a pensar vender alguma casa e quiser saber sobre como poderá ter estas ferramentas ao seu serviço, deixe-nos o seu contacto. Teremos todo o gosto em ajudar.

Obrigada por ter lido o nosso artigo, explore o nosso Blog, podemos ter mais temas do seu interresse!

Visite-nos sempre!

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