JARDINS VERTICAIS: O VERDE QUE FALTAVA!
Infelizmente nem todos temos a sorte de viver numa casa com jardim, terraço ou até mesmo com varanda. No entanto, hoje em dia isso não é impeditivo para que possa ter o seu pequeno oásis verde. Falamos de jardins verticais!
Os jardins verticais são a solução que procurava, e existem para se adaptar tanto às suas necessidades como, sobretudo, ao espaço que dispõe. Hoje trago-lhe 5 sugestões para que possa criar o jardim perfeito!
Quer seja para adicionar cor e vida à sua casa ou apenas para ter sempre à mão ervas aromáticas prontas a colher, é de conhecimento geral que ter plantas em casa é bastante benéfico em vários sentidos.
Mas como fazer quando vivemos em apartamentos que, muitas vezes, nem de uma pequena varanda dispõem? À primeira vista a única solução são as clássicas floreiras e vasos. Contudo, nem sempre é uma solução viável devido ao espaço que ocupam.
Felizmente hoje em dia existem mais opções ao seu dispor, como é o caso dos jardins verticais. Estes têm como trunfo a sua versatilidade, adaptando-se tanto ao espaço disponível como ao tipo de plantas que quer ter. Mas como podem ser criados?
Deixo-lhe 5 dicas para que comece ainda hoje a planear o seu jardim vertical sem dificuldade.
1. DEFINA A LOCALIZAÇÃO
Antes de mais, o importante é decidir o espaço e a dimensão do jardim vertical. Para tal, deve pensar tanto no design como nas necessidades das próprias plantas. Por exemplo, a sua primeira escolha não deve ser uma parede onde a luz solar não chegue, pois as plantas não terão o que necessitam. Por isso, o local ideal é o que combine estes dois factores: a estética com as necessidades das plantas. Identifique bem as características do local e assim poderá escolher, posteriormente, as plantas que melhor se adaptem.
2 . ESCOLHA O SUPORTE COM CUIDADO
De certo que não quer que o seu jardim vertical destoe do resto da sua decoração, por isso há que escolher bem tanto os materiais como as cores. Se não conseguir nada na mesma linha, opte por assumir contrastes. Tenha em mente que já existem muitas opções no mercado, nomeadamente em madeira, cortiça, barro e metal. Antes de comprar faça uma pesquisa por várias lojas, com certeza irá encontrar a melhor solução para si.
3. ESTUDE A DISPOSIÇÃO DAS PLANTAS
Tenha sempre em atenção o tipo de plantas que escolhe e de que forma é que cada uma delas conviverá, não só com o ambiente onde será inserida, como também com as outras espécies ao seu redor. A médio prazo, misturar plantas que não tenham as mesmas características ou necessidades irá de certo destruir todo o trabalho. Assim, escolha plantas que precisem do mesmo nível de luz, temperatura e hábitos de rega.
Se está interessado em jardins verticais, perceba, desde início, que as plantas como organismo vivo que são, vão mudar e crescer ao longo do tempo, pelo que não devem ser colocadas muito próximas umas das outras. Proporcione-lhes o espaço necessário para que ao fim de, por exemplo, seis meses não tenha de reorganizar tudo.
4. ESCOLHA O SISTEMA DE REGA
Se tiver receio de não ter tempo ou de se esquecer de regar as suas plantas, procure alternativas profissionais e automáticas. Existem inúmeras possibilidades de rega automática que o auxiliarão na manutenção do seu cantinho verde.
5. GIRA AS SUAS EXPECTATIVAS
Ter um jardim vertical implica compreender que cada planta cresce ao seu próprio ritmo, para sítios diferentes. Que umas ficam mais bonitas que outras e que todas precisam que se lhes dedique algumas horas por semana. Se for uma pessoa ocupada, escolha plantas que não precisem de tanta atenção, ou escolha em menor quantidade.
Por isso, se tiver um tipo de personalidade perfeccionista e pretender que as plantas estejam sempre no seu melhor, pense se esta será a opção certa para si.
Por fim, deixo-lhe um video, de autoria da Leroy Merlin, que o ensina, de forma prática, a montar o seu jardim vertical!
Então, depois de ler estas dicas tão simples ficou com vontade de criar um espaço ligado à natureza?
Se mesmo assim acredita que não tem as condições ideais mas gostaria de ter, contacte-nos! Acreditamos que toda a gente deve encontrar o seu lugar certo e teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar o seu.
Obrigada pela sua companhia! Confirme se não temos mais artigos do seu interesse aqui. Volte sempre!