fbpx
Ler antes de dormir

LER ANTES DE DORMIR: 1 HÁBITO SAUDÁVEL!

Ler antes de dormir sempre foi um excelente hábito. Mas porquê? Se procura razões para iniciar esta prática, saiba que é um hábito saudável que pode diminuir os níveis de stress na ordem dos 68%.

Quanto temos um livro nas mãos, deixamos a nossa realidade para trás e mergulhamos num mundo diferente e inesperado. Alimentamos a mente com fantasias e aprendizagens. Claro que o tipo de leitura diverge de pessoa para pessoa, mas seja qual o for seu estilo, os livros trazem um escape eficaz ao stress do dia a dia.

Sendo uma leitora convicta, achei que este tema merecia mais pesquisa da minha parte. Então vejamos:

  • Combate o stress
  • Melhora a qualidade do sono
  • Estimula o funcionamento do cérebro
  • Desenvolve o vocabulário
  • Amplia a cultura geral
  • Fomenta a empatia

Saiba mais sobre cada um destes pontos no texto que segue.

LER COMBATE O STRESS

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Sussex em 2009, apenas 6 minutos de leitura antes de ir dormir contribuem para a diminuição significativa das preocupações diárias. Reduzindo significativamente os níveis de stress.

Esta foi considerada a estratégia mais eficaz para a diminuição da ansiedade, quando comparada com ouvir música ou caminhar. De acordo com a pesquisa, os voluntários conseguiram atenuar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos.

A justificação encontrada pelos investigadores foi que, ao acompanhar uma narrativa, nos distanciamos temporariamente da nossa realidade. Provocando um alívio imediato das tensões musculares e um abrandamento significativo dos batimentos cardíacos.

LER MELHORA A QUALIDADE DO SONO

Tal como vimos no primeiro ponto, a leitura tem forte influência na diminuição da ansiedade, o que ajuda bastante no combate à insónia e, consequentemente, na melhoria da qualidade do sono. Se este hábito se tornar regular na sua vida, sempre que o executar estará a programar o seu corpo para assumir que está a chegar a hora dormir. Mais uma vez as pressões diárias tendem a dissipar-se da sua mente enquanto os músculos se descontraem e a respiração se torna mais ritmada.

Num estudo recente da sleepjunkie foi comprovado que quem mantém este hábito dorme mais 1 hora e 37 minutos por semana do que os restantes, este descanso extra contribui para uma maior sensação de bem estar e felicidade! 

Por fim dê preferência às versões impressas, é de evitar os ecrãs de tablet ou computador já que a luz que estes emitem o deixaram mais desperto. Tenha sempre em conta que a melatonina é liberada em ambientes mais escuros. Assim para ler antes de dormir prefira a companhia do seu candeeiro de cabeceira e do cheiro natural do papel dos livros.

LER ESTIMULA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Estudos apontam que as conexões neurológicas dos leitores regulares aumentam e fazem com que o cérebro funcione melhor. É como se estivesse a fazer ginástica, só que neste caso, é mental. 

Para além disso, um estudo da futurity.org revelou que a leitura pode afectar o nosso cérebro durante vários dias, como se de facto estivesse-mos a “viver” os acontecimentos da história do livro. Por isso se o objectivo é relaxar, atenção aos temas.

Outros estudos observaram que a redução da actividade cerebral numa idade mais avançada pode ser travada em 30% se a pessoa mantiver o hábito de ler, pelo menos, antes dormir. Assim como prevenir doenças como a Demência e o Alzheimer. 

LER DESENVOLVE O VOCABULÁRIO

Pois é! Para além de estar a cuidar da sua saúde física e mental, a leitura antes de dormir também promove uma maior assimilação de vocabulário. Desta forma incrementa as suas competências linguísticas, tornando-o num melhor orador. A memorização de novas palavras é potenciada à noite, já que é uma altura onde há mais calma e se presta mais atenção ao que se está a ler e ao seu significado.

LER AMPLIA A CULTURA GERAL

Directa ou indirectamente, dependendo do gênero escolhido, um livro traz-nos sempre mais conhecimento sobre um tema, uma época, ou sobre a natureza humana.

Por mais interesse que tenhamos sobre um determinado tema, nem sempre é fácil debruçarmo-nos sobre ele no dia a dia. Nem sempre os conteúdos a que temos acesso durante o dia de trabalho ou enquanto deambulamos pelas redes sociais, são os mais relevantes. Assim sendo, sempre que pegar num livro, pode ter a certeza que ficará mais rico depois de o ler.

LER FOMENTA A EMPATIA

A empatia é uma capacidade cada vez mais valorizada na nossa sociedade e que, de uma forma resumida, consiste em tentar compreender os sentimentos e emoções do outro, procurando de forma racional e objetiva experimentar o que ele está a sentir naquele momento. A empatia promove a inter-ajuda e está intimamente ligada ao altruísmo.

Através de uma pesquisa elaborada (ler mais informação aqui) foi provado que ler aumenta a capacidade de sentir empatia pelo próximo. E a razão é simples: quando lemos entramos na realidade daquela pessoa, mesmo que fictícia, e podemos entender melhor o que é ser aquela pessoa. Por outras palavras, sabemos o que é estar no lugar dela e que tipo de pensamentos e emoções tem ou porque reage de determinada forma. Assim ficamos mais preparados para compreender os outros na vida real.

Concluindo, depois de conhecer todas as vantagens de ler antes de dormir, e se ainda não é um hábito para si, ficou entusiasmado para iniciar esta prática? Esperamos que sim. Deixe-nos o seu comentários e as suas sugestões.

Por outro lado se já se imagina no seu cantinho de leitura mas actualmente não tem espaço suficiente, fale connosco! Com certeza vamos conseguir ajudá-lo a encontrar a casa perfeita para si!

You don't have permission to register
×