O QUE NOS RESERVA O FUTURO NA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Em plena era digital, o desenvolvimento da tecnologia é assustadoramente rápido, o que nos reserva o futuro na mediação imobiliária?
Se por um lado dispomos de mais ferramentas para tornar o nosso trabalho mais eficiente e eficaz, por outro, assistimos em várias áreas, como por exemplo na industrial, à substituição parcial ou total do factor humano. Inevitavelmente surge a questão: que futuro nos reserva a mediação imobiliária? Será que esta, que actualmente é uma actividade de pessoas para pessoas, pode ser substituída por inteligência artificial?
Se por um lado há 50 anos se sonhava com o desenvolvimento tecnológico através de filmes de ficção científica, hoje em dia esta é uma realidade enraizada no nosso quotidiano. Estamos de tal forma em constante evolução, que cada vez existem mais soluções com o objectivo de substituir a mão humana, seja parcial ou totalmente.
Isto pode fazê-lo indagar: Será que o futuro da mediação imobiliária segue o mesmo caminho? Será que vamos ser substituídos por um robot, ou uma assistente virtual, recorrendo à Inteligência Artificial (IA) como a já desenvolvida Alexa? Ou será criada uma experiência virtual que chegue para substituir o papel de um Consultor Imobiliário?
Na minha opinião, a resposta é não. De facto, o caminho que o desenvolvimento tecnológico tomou nesta área de actividade, foi apenas o de proporcionar recursos de apoio a uma melhor experiência aos proprietários, compradores e consultores.
Para nós consultores, as ferramentas que hoje possuímos permitem-nos, acima de tudo, optimizar o nosso trabalho. Simplificado a gestão do dia a dia e evitando o erro.
Não restam dúvidas que a máquina é importante, mas estamos a falar de um negócio que não envolve uma só mecânica, ao estilo de uma linha de produção, onde o resultado é sempre igual.
ESTE É UM NEGÓCIO DE PESSOAS PARA PESSOAS!
Para a grande maioria dos clientes, a experiência de comprar e/ou vender uma casa ultrapassa em larga medida o plano financeiro. É por isso, um processo emocionalmente pesado e complexo onde, mais cedo ou mais tarde, se afloram dúvidas, receios, frustrações e ansiedades. Ao passo que é precisamente neste campo que a mediação imobiliária, tal qual a conhecemos hoje, tem um papel importantíssimo.
Agora imagine, está ansioso com a compra e/ou venda da sua casa e necessita de conversar para se sentir mais seguro. Já do outro lado, só terá uma voz que responde automaticamente ao que lhe pergunta, cingindo-se a questões meramente técnicas. Jamais teria a oportunidade de sentir um olhar que lhe transmitisse confiança, uma palavra de conforto, ou tão pouco um esclarecimento mais emocional. Tudo isto porque uma máquina só tem capacidade para compreender factos e nunca emoções.
Outro aspecto que temos que nos recordar é que a inteligência artificial vive somente à base de informação. Por isso, seria sempre literal em relação ao que lhe dissesse. Assim, ao contrário da mediação imobiliária tradicional, numa possível situação de negociação, quando a lista de argumentos pré definida através de programação informática se esgotasse, a máquina, desprovida por completo de tacto e experiência emocional, seria inútil a defender a sua posição. Porque grande parte de uma negociação – a par da informação – é isso mesmo: Tacto emocional.
Considero por isso que o nosso papel, enquanto consultores de mediação imobiliária, dificilmente é substituível a 100%.
ENTÃO O QUE FAZEMOS MESMO?
– Estar lá para todas as conversas que forem precisas para que o caminho se trilhe com confiança.
– Saber, muitas vezes por um olhar, que há mais qualquer coisa que precisa de ser resolvida.
– Utilizar todo o nosso conhecimento e experiência para defendermos o nosso cliente e aproximar-mos as partes.
– Preocuparmos e pensarmos que todos, em conjunto, estamos a construir um novo caminho para o futuro.
E este papel dificilmente será replicado, na mediação imobiliária, por uma máquina, mesmo recorrendo às tecnologias mais avançadas.
Os modelos de negócio podem alterar-se, actualizar-se, tornarem-se melhores. Mas o futuro da mediação imobiliária nunca irá substituir a componente humana, já que voz de uma Alexa (IA) nunca substituirá a voz de um consultor, porque a humanidade está apenas do lado de um…do nosso!
Se estiver a pensar vender ou comprar casa, e valoriza um serviço personalizado onde o cliente colocado é acima de tudo, contacte-nos!
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