fbpx
Casal coloca moeda em mealheiro

A PENSAR COMPRAR CASA? 5 PASSOS ESSENCIAIS

A compra de imóvel, para ser bem sucedida, deve ser bem planeada. Pois envolve a necessidade de recursos financeiros e, muitas vezes, é preciso abdicar de outras coisas para os conseguir. Para que não tome uma decisão errada e fique “escravo” da sua nova casa, deixamos aqui os passos essenciais que o podem ajudar no processo.

ANALISAR ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Muitas vezes, mesmo sem querer, damos um passo maior que a perna e acabamos por contrair dívidas só porque não contámos com aquela despesa que aparece todos os meses! Por isso, a primeira coisa é analisar o seu orçamento doméstico. Faça um levantamento de todas as despesas fixas e variáveis necessárias à sua vida e à manutenção de um imóvel.

Para tal, deverá levar em conta também custos com água, luz, internet, TV, gás, alimentação, etc e ainda o que prevê gastar em transportes, saúde, educação, lazer e bem-estar. Por outro lado, não se esqueça de deixar um folga confortável para alguma situação inesperada.

CONFIRA O VALOR QUE TEM DISPONÍVEL PARA DAR DE ENTRADA

Para dar a tão famosa entrada na compra de um imóvel é necessário que tenha uma determinada quantia disponível. Assim, se não tem essa quantia disponível, comece a poupar dinheiro colocando mensalmente dinheiro de parte. Vale a pena também verificar se tem gastos supérfluos ou desnecessários. Corte o que for preciso e reforce a poupança para aumentar o valor inicial.

O planeamento financeiro é uma forma de manter as contas sempre certas. Se as suas poupanças forem curtas terá de ser paciente e esperar um pouco mais.

DEFINA O TIPO DE IMÓVEL E AS SUAS NECESSIDADAS

Se está a pensar comprar casa, esta é uma tarefa muito importante, não aja por impulso! Defina tudo o que for possível sobre o imóvel, estabeleça prioridades, o que é essencial e o que é secundário. Pois é muito provável que tenha de fazer opções pelo caminho.

  • Preço mínimo e máximo que está disposto a pagar?
  • Zona ou zonas preferenciais?
  • Tamanho da casa?
  • Quantos quartos e casas de banho?
  • Garagem?
  • Novo ou usado?
  • Remodelado ou por remodelar?
  • Serviços por perto? Ginásio, bancos ou outros
  • Transportes? Etc.
  • É importante lembrar que por vezes as cozinhas não possuem electrodomésticos, calcule também o investimento necessário se for esse o caso, não se esqueça também do que vai precisar para mobilar a casa.

PESQUISE

Agora que definiu o que quer e quanto acredita que pode pagar, é altura de começar a pesquisar. Pesquisar é importante para ter contacto com a realidade e verificar se realmente o que pensou é viável ou não. Pesquise preços, áreas, financiamento, etc. Tudo isto é importante para saber as opções e eventuais cedências a fazer antes de passar à selecção dos imóveis e agendamento do visitas.

VISITE

Depois da pesquisa e da selecção, terá que visitar os imóveis escolhidos. Se pretender ficar com um registo seu, peça autorização para tirar algumas fotos. Se alguma dúvida não ficar esclarecida na visita, tome nota e solicite resposta posteriormente. Traga sempre consigo a sua listagem das coisas básicas e imprescindíveis para verificar se realmente tem tudo e perguntas que não pode esquecer em todas as visitas!

Assim, se está a pensar comprar siga estes 5 passos essenciais e a escolha será com certeza certa e segura.

Obrigada pela leitura do nosso artigo, demore-se um pouco mais e leia outros artigos do nosso Blog!

You don't have permission to register
×