O QUE É O SPREAD BANCÁRIO NO CRÉDITO À HABITAÇÃO?
O SPREAD é a taxa de lucro implícita, cobrada pelos Bancos, na concessão de um empréstimo habitação. A taxa de juro final do empréstimo, resulta da soma do SPREAD (a taxa cobrada pelo banco que não é necessariamente igual em todos os bancos) e do INDEXANTE (na sua maioria, os créditos à habitação são indexados à taxa Euribor a 6 meses).
QUAIS OS FACTORES QUE DETERMINAM A FIXAÇÃO DO SPREAD?
É importante ter em conta que o SPREAD proposto pela entidade financeira vai depender do risco que a operação tem para o banco. Desta forma, podemos considerar alguns factores determinantes na atribuição do SPREAD:
- Natureza da Operação/Finalidade do Crédito;
- Características do cliente, tais como o seu vínculo laboral ou os seus rendimentos;
- Avaliação do risco entre valor solicitado e a garantia oferecida;
- Outras variáveis comerciais como o cross-selling;
- Capacidade de negociação do cliente ou do seu representante.
Por outro lado, e do lado do banco, a concorrência existe e é, atualmente, bastante elevada. Desta forma, a avaliação tem de ser rigorosa e bem enquadrada. Correndo o risco da proposta se tornar menos competitiva e o cliente escolher outro banco.
Por esta razão, se estiver a pensar comprar casa e necessita de contrair um crédito habitação, seja meticuloso na analise às taxas de juro que lhe foram apresentadas, onde também irá encontrar o SPREAD. Se tem dúvidas de como pode proceder a essa comparação, consulte o seguinte artigo do Banco de Portugal.
E lembre-se, pode sempre tentar negociar para percentagens mais favoráveis para si. Uma decisão ponderada e informada pode ser traduzida numa poupança de vários euros por mês, o que no final do empréstimo, irá perfazer um valor bastante significativo.
ACTUALIZADO: ABRIL 2020