O QUE QUER DIZER O “T” NA CLASSIFICAÇÃO DE UM IMÓVEL?
O “T” é a abreviatura da palavra tipologia. O Regulamento Geral de Edificações Urbanas diz que:
“O tipo de habitação é definido pelo número de quartos e para sua identificação utiliza-se a letra Tx, em que x representa o número de quartos de dormir”.
Nesta sequência, e já nos anos 70, o uso da letra “T” como abreviatura de “tipo”, conforme indicado no Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU), mudou. O termo evoluiu de abreviatura de “tipo” para abreviatura de “tipologia”.
Hoje, a sua utilização é absolutamente transversal. Tanto a nível jurídico, como em todas as actividades ligadas à concepção de projectos de construção, desde a arquitetura à engenharia.
Importa dizer que não se deve confundir “tipologia” com número de “assoalhadas”. A Tipologia faz referência ao número de quartos de uma habitação. Enquanto “assoalhadas”, refere-se a todos os compartimentos “assoalhados”, excepto cozinha, casas de banho e despensas. Incluindo por isso, ao contrário da tipologia, os espaços destinados a sala.
Por vezes, em algumas promoções de imóveis, vê-se a utilização do “V” como referência ao número de quartos de uma moradia, numa suposta abreviatura de “vivenda”. No entanto, essa utilização está errada. É normalmente usada por profissionais menos esclarecidos da mediação imobiliária ou por alguns profissionais da área de engenharia civil que, por alguma razão desconhecida e sem suporte legal, o começaram a fazer.
A denominação “T” de tipologia é a aplicável tanto para apartamentos como para moradias.
ACTUALIZADO: ABRIL 2020